O mercado de emprego é muito mais cortante e orientado para a rede do que era antes. Hoje em dia, os candidatos a empregos mais bem sucedidos aplicam uma série de estratégias para os ajudar a conseguir o seu papel perfeito.
Há tanto esforço que precisa de ser colocado no procedimento para experimentar a exaustão se não receber chamadas de entrevista. Se estiver a descobrir-se numa situação comparável, poderá ter de mudar o seu processo e acrescentar alguns hábitos para um melhor alcance.
Factores a considerar para a procura de emprego:
Escolha um título de trabalho de cada vez:
Se as suas capacidades são adequadas para numerosos papéis, concentre-se num título de trabalho de cada vez, quando começar a sua procura de emprego. Ao concentrar-se num trabalho, pode exibir a sua documentação e mostrar como se relacionam com esse papel preciso. Ao concentrar-se em papéis de trabalho detalhados, estará a fazer um esforço mais atento para confirmar como se encaixaria nessa posição.
Expandir a sua rede:
A maioria dos que procuram emprego concentram-se em trabalhar em rede com colegas e pessoas da sua indústria, mas abandonam para falar com outras pessoas nas suas vidas. Isto não significa que deva guiar todas as conversas com as notícias que está no caminho certo, mas pode ter dificuldade em trabalhar para a conversa de uma forma normal.
Participe em eventos fora da sua área:
Há muitas profissões que lhe podem exigir que assista a conferências regulares da área. Ainda assim, ao apertar as mãos no exterior, o seu círculo também pode gerar oportunidades. Mantenha a sua rede brilhante, beneficiando de oportunidades precisas não ligadas à área.
Procura de emprego onde as organizações estão a contratar:
Se estiver atento ao local onde as empresas estão à procura de candidatos, pode localizar-se para aumentar as suas hipóteses de se instalar através da contratação de gestores. Uma dessas estratégias imperativas de procura de emprego que pode utilizar é concentrar os seus esforços nos mesmos locais de trabalho que as organizações estão a utilizar para empregar.
Personalize o seu currículo e carta de apresentação:
É significativo dedicar tempo a escrever currículos e cartas de apresentação direccionados que liguem especialmente as suas qualificações aos critérios para os empregos a que se está a candidatar. O gerente de contratação terá o talento de ver, num olhar, porquê e como está qualificado para o emprego. Terá uma oportunidade muito superior de obter uma entrevista com um currículo direccionado do que se enviar uma carta geral e um currículo.
Organiza-te:
O procedimento de procura de emprego pode ser demasiado demorado, por isso reserve uma hora ou mais no seu dia para realizar a sua procura. Planeie o seu plano e decida quando se vai concentrar no seu CV e quando vai utilizar o tempo disponível para preencher as suas candidaturas de emprego.
Conclusão:
Lembre-se que o entrevistador preocupa-se muito mais com o que pode fazer por eles do que com o que pretende do contrato. Certamente, eles vão preocupar-se muito mais com o que você quer uma vez que você estabeleça o seu valor.